terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Educação leva ao Ateísmo?

Hoje eu estava dando uma olhada na comunidade "Ateus e Agnósticos" no Orkut e tinha uma enquete com tal título, descrição e alternativas a serem votadas pelos membros:

Uma educação de qualidade, isenta de qualquer posicionamento religioso, está ligada ao ateísmo?

Em uma sociedade culturalmente avançada, em que a educação não esteja sucateada como a nossa, o ateísmo pode ser mais presente em uma maioria, ou não tem nada a ver a educação com a posição religiosa.

( ) Sim, a educação pode formar ateus!
( ) Não, a educação não é ligada ao ateísmo!
( ) A família é quem forma o pensamento do indivíduo.
( ) A escola doutrina o futuro pensador.
( ) A educação pode abrir caminho a novos ateus.

É aqui que lhes digo minha opinião:
Eu sinceramente não acredito que a educação tenha necessariamente uma ligação com o ateísmo. Educação no sentido de criação, é claro; É um fato que a família é realmente quem dá todo um embasamento para a formação dos pensamentos e princípios do sujeito, mas é fato também que não são só os princípios dados pela família que este sujeito terá como bagagem.
Creio que tudo depende de como o indivíduo interpreta os acontecimentos e fatos ao longo da vida. A maioria das pessoas são criadas com bases religiosas, porém nem todas se tornam religiosas ou possuem uma religião. Digo mais, nem todas as pessoas que tenham sido criadas com princípios religiosos acreditam na existência de um deus. Tornarei-me o exemplo: Minha família inteira é católica, logo, você, leitor, pode ter certeza de que fui criado com princípios catolicistas, porém sou agnóstico.
E podem existir também famílias que não são religiosas e que os filhos, quando crescerem, poderão ser praticantes de alguma doutrina.
Logo, o que quis dizer com o 'tudo depende de como o indivíduo interpreta os acontecimentos e fatos ao longo da vida' é nada mais do que o que este indivíduo, adquirindo maturidade, conhecimento suficiente e embasamento teórico de algumas coisas atribui aos acontecimentos por ele vividos CAUSAS.
Se, por exemplo, eu sei que a causa da cura de alguém enfermo é a ação do medicamento no organismo desse indivíduo, o conhecimento e o esforço dos médicos, por que atribuiria todo o trabalho a um único ser?
E existem os outros que dirão: Se eu sei que a causa da cura de alguém enfermo é a mão divina iluminando a cabeça dos médicos e a saúde desse sujeito, por que esqueceria dos relatos da bíblia e atribuiria tudo aos remédios e aos médicos?
A questão do papel da escola na educação e formação de um indivíduo enquanto um ateu ou não depende muito da pedagogia e disciplinas adotadas pela instituição. Um exemplo é a disciplina Ensino Religioso na grade de um colégio e em outro colégio essa disciplina não ser dada, o que me faz voltar a dizer: depende da interpretação do indivíduo. É a mesma questão da família. O sujeito pode ou não atribuir causas a Deus ou à Ciência, por exemplo. Depende muito da visão que cada indivíduo tem de si mesmo, dos outros e do mundo ao seu redor.
E é assim que concluo o post de hoje!

Beijos!

*é visto que MUITAS pessoas têm dificuldade em discernir ou até mesmo não saberem a diferença entre o Ateu e o Agnóstico. Segundo o meu professor de Filosofia do ano passado, Rubem Mariano, formado em Teologia, Filosofia e Psicologia, a diferença é essa:
Ateu: Não acredita no deus que lhe é apresentado;
Agnóstico: Não acredita em nada fora do mundo físico.
E é por essa definição que eu pude me perceber e me definir como sendo agnóstico.

2 comentários:

  1. ó, gostei do texto. concordo, mas o fato de como ele interpreta os fatos como você disse, tem muito haver com a educação. pois, o conteúdo que lhe foi apresentado e adquirido que da base pra essa interpretação. gostei do texto e do tema. flw

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você disse acima, só trocaria a palavra educação por aprendizagem!
    TIM, saudades, brow!
    Abração!

    ResponderExcluir