segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Obeligência

Três professoras, duas de português e uma de matemática, foram desaprovadas em concursos públicos.
Será que foi por que elas não conseguiram atingir a pontuação necessária para serem aprovadas? Não. Elas conseguiram pontuação suficiente...
Então, o que as fizeram reprovar?
Elas foram desaprovadas por serem obesas, o que nos leva a indagar:
O que é obesidade?
Segundo o site BANCO DE SAÚDE, "obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de peso, ocasionado por um grande acúmulo de gordura corporal. A técnica mais utilizada para diagnóstico da obesidade é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)."
Essas três professoras, mesmo sendo obesas, não têm problema algum de saúde (o que é confirmado por outros exames). A justificativa dos médicos é de que elas virão a ter problemas de saúde decorrentes da obesidade. Tudo bem, pode até ser que venham a ter mesmo. Obesidade prejudica a saúde, isso é fato e contra fatos não existem argumentos, porém, fumantes também podem vir a ter problemas de saúde causados pelo tabagismo e ainda assim são aprovados. (Entendem onde eu quero chegar?)
O ponto-chave disso tudo é o nosso conhecido PRECONCEITO.
Pra quem não sabe, preconceito é, segundo o dicionário, uma:
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos = intolerância
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.

Em outras palavras: BURRICE/IGNORÂNCIA.

Essas mulheres foram vítimas de um preconceito gravíssimo simplesmente por não terem o corpo de acordo com o padrão de beleza adotado pela maioria das pessoas hoje em dia. Agora, pergunto-lhes:
O que é preciso para um professora poder exercer sua profissão?
Um corpo escultural ou inteligência?
Eu tenho uma leve impressão de que é inteligência, capacidade de passar aos alunos o conhecimento adquirido durante anos de estudo e dedicação.
Agora lhes afirmo com toda a certeza que me é cabível: inteligência e didática não se situam no formato do corpo da pessoa. Situam-se no cérebro. Mais precisamente na área frontal, no córtex pré-frontal etc.
Se não fosse isso, não teria sentido algum eu ter estudado Sistema Nervoso Central o ano de 2010 inteirinho na faculdade.
Atividades cognitivas não são realizadas pelo estômago.
Agora, eu na minha posição de estudante de Psicologia, lhes pergunto também:
O que vocês acham que aconteceu com o psicológico dessas mulheres?
O que vocês acham que acontece com o psicológico de todas as pessoas (homens, mulheres, crianças, idosos, jovens) que sofrem preconceito por serem obesas?
A maioria das pessoas acha que para se emagrecer é "só fechar a boca". Errado.
Se "fechar a boca" quer dizer fazer dieta, tudo bem. Mas será que é só isso?
Será que as pessoas que são obesas só são obesas por que comem muito? Será que não existe nada por trás de toda essa compulsividade por comida?
Posso lhes afirmar de que pode existir alguma coisa por trás disso. Pode ser um componente emocional, uma condição hormonal, a própria genética. O que nos leva a concluir de que para emagrecer não é necessário só o acompanhamento do nutricionista. É algo mais multi-disciplinar: precisa-se de acompanhamento com médico endocrinologista, com psicólogos, com o próprio profissional da educação física, pois é necessária também a prática de exercícios físicos, etc.
Percebem que não é tão fácil assim emagrecer e ter o corpo perfeito?
Se fosse assim não precisaria existir tantos métodos e métodos de emagrecimento em todos os cantos do mundo. Concordam?
Creio que a questão seja só usarmos e malharmos um pouco mais de nossas massas branca e cinzenta e não só nos preocuparmos em malhar nossa massa magra, se me permitem a sinceridade.
É aqui que lhes deixo para usarem seus respectivos encéfalos!
Se não souberem, por favor, avisem que eu tento lhes mandar um manual de instruções! Não que eu tenha precisado de um, logicamente! Mas é bom ser precavido! ;-)
Beijos!

Fontes usadas:
http://www.bancodesaude.com.br/obesidade/o-que-obesidade
http://www.priberam.pt/

2 comentários:

  1. Concordo com você. Não sou obesa, mas sofro por ser magra demais. Já me perguntaram se eu tenho anorexia. Aí eu digo: "Eu como dois sonhos de creme por semana e não engordo!"

    ResponderExcluir
  2. Justamente! Hoje em dia o preconceito parece estar mais evidente... Você sofre preconceito por ser gordo, por ser magro, por ter tatuagem, por ser branco, por ser negro, etc.
    É cliché isso que falarei, mas é verdadeiro: é lamentável que isso aconteça em pelo séc. XXI, principalmente há alguns anos atrás, onde a tecnologia tem avançado MUITO e consequentemente dando mais meios de adquirirmos conhecimento sobre diversas áreas e assuntos... É como dizem: quanto mais a tecnologia evolui, mais o ser humano regride.

    Beijos! Obrigado pelo comentário! :***

    ResponderExcluir